A guerra às drogas é RACISTA

“Não é guerra às drogas. É guerra aos negros pobres. Negros e pobres. Porque negro não é pobre pelo fato de simplesmente ser pobre. Ele é pobre pelo fato de ser negro”. (Buba Aguiar, militante popular em Acari, Rio de Janeiro/RJ, sobre a intervenção militar federal)


Já explanamos por aqui essa discussão, mas com a evidência do genocídio de crianças pretas e pobres, pela polícia, exclusivamente em comunidades, se faz necessário retornar à ela. A ideia não é tomar para nós o lugar de fala, longe disso, mas é super necessário denunciar essas práticas que são camufladas em ''guerra contra as drogas'', que na verdade são contra a população negra e pobre, que de acordo com várias pesquisas, são os que mais sofrem com essa demagogia.


Quem busca saber a verdade sobre o que acontece dentro das favelas quando tem algum tipo de operação policial, fica realmente se perguntando: como a população favelada aguenta calada a tanto desrespeito aos direitos?


Cada vez que você vê a polícia entrando em qualquer favela para “combater o crime”, você vê o Estado violando direitos de todos que estão naquele local (inclusive os policiais têm seus direitos desrespeitados). Em uma democracia, o Estado não está autorizado a intervir em condutas que não envolvem um risco concreto, direto e imediato para terceiros, não estando assim autorizado a criminalizar a posse para uso pessoal de drogas, que, equivalente a um mero perigo de autolesão, não afeta qualquer bem jurídico individualizável.



Observando as manchetes dos jornais, podemos ver que esse tratamento é estrutural, não se restringe somente ao Estado, a mídia reproduz essa lógica proibicionista/racista. Normal a gente ver notícias ou pesquisas que apontam para esse fenômeno que, infelizmente, não ocorre só no Brasil, mas aqui é extremamente agressiva essa lógica.



Leia mais em: https://bit.ly/2CLDKUP | https://bit.ly/2CJSvHU | https://bit.ly/2CKj0N0

.

.

.

#racismo#suspeito#traficante#favela#condominio#armas#droags#violencia#guerraasdrogas#reducaodedanos#saude#sus#paz#wardrugs

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo